terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MEMORIAL Sou a professora Zélia Vieira de Castro, atuo na Escola Municipal Profª Maria Villany Delmondes, pedagoga, com Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa para as séries iniciais, formada pela UFMT.Tenho 42 anos de idade, sou solteira e tenho duas lindas filhas. Preocupada com a situação educacional do momento atual. Possuo experiência na alfabetização de crianças com relação à leitura, tendo desenvolvido dois trabalhos monográficos com o tema em questão. Nasci no dia 19 de setembro, em um sítio no Distrito de Entre Rios, Município de Dom Aquino. Sempre gostei desta data, pois fica próxima à entrada da primavera, estação linda, a das flores, talvez ,por isso, gosto tanto delas. Filha de uma família numerosa, sempre me recordo de minha infância como exemplo de vida. Os valores transmitidos por nossos pais, apesar de serem pessoas humildes, estão presentes no nosso dia-a-dia. Minha vida como estudante foi um pouco difícil. Iniciei os estudos numa escola rural multisseriada, com um professor sem formação pedagógica, porém muito eficiente, mesmo utilizando métodos até então permitidos em escolas rurais, como: palmatória, ficar ajoelhado entre outros. Apesar de tais problemas sempre tive interesse nos estudos, procurando dar o melhor de mim, mesmo sendo uma aluna muito tímida. Sempre tive objetivos claros em minha vida, tanto que optei em cursar o magistério, pois admirava muitos de meus professores, a forma de falar, de explicar, de ser visto pela sociedade. Iniciei minha carreira como professora em março de 1989, na Escola Estadual Celestino Correa da Costa no Distrito de Celma, senti bastante dificuldade neste início, mas tive o apoio de colegas e Direção da escola. Foi um período de dificuldades, pois não tinha conhecimento com ninguém e necessitava morar no lugar devido a dificuldade de locomoção para vir para casa. Permaneci nesta até o final de 1992. Devido a problemas pessoais, tive que voltar para Jaciara, onde comecei a trabalhar na Escola Municipal Magda Ivana com o EJA. Foi um trabalho desafiador. Fiz o concurso público do município em 1994 e fui aprovada. Logo em seguida, fiz o vestibular da UFMT em Pedagogia, garantindo a vaga na parcelada no pólo de Jaciara. Após o término da graduação, pleiteei uma vaga na pós-raduação também pela UFMT em Rondonópolis, sendo selecionada dentre 150 professores. Em 1994, iniciamos um trabalho que se tornou referência em muitos municípios com a Secretária Municipal de Educação Cecília Cardoso Alves, implantando o trabalho com Tema Gerador e também o Ciclo de Formação Humana. Foram muitos momentos de estudos, capacitações, troca de experiências que só vieram enriquecer cada vez mais nosso currículo de professores e aprendizes. Esta Secretária deixou seu marco na História da Educação Municipal de Jaciara e nas nossas vidas como profissionais, mostrando que podemos ir mais além em nosso conhecimento pessoal, social e profissional. Uma pessoa admirável e que nos deixou saudades e a vontade de realizar o diferente. No ano de 2000, fui removida para a Escola Municipal Profª Maria Villany Delmondes, onde atuo até o momento com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Ao iniciar minha carreira, tive medo de não conseguir desenvolver meu trabalho, algo que julgo normal em qualquer área de atuação, o importante foi a vontade e o empenho em fazer o melhor. A grande diferença que noto com o passar do tempo é que estamos sempre aprendendo, e que cada turma é diferente, o conteúdo pode ser o mesmo, a forma de entendimento é que muda fazendo com que nós, profissionais, tomemos posturas diferentes na condução do trabalho. Busco sempre estar em constante aprendizado, pois o saber, nunca é demais e gosto de poder transmitir, aprender e ser mediadora dessa troca de conhecimentos. Penso e acredito que o professor tem de estar em sintonia com o novo, com o atual, pois nossa clientela hoje, são nativos digitais e estão vivendo em um mundo totalmente informatizado, e nós professores temos que acompanhar essas transformações, não só participando das formações, mas tendo acesso às novas tecnologias num processo diário de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário