sexta-feira, 18 de novembro de 2011


Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Nome: Zélia Vieira de Castro
Unidade: 1
Atividade: 1.1
Formadora: Lourdes Moreno Gomes

REFLEXÕES INICIAIS
Estamos em pleno século XXI, onde há a necessidade de acontecer a desmistificação de que não há mais o saber pronto e acabado e sim, muitos saberes, bem como, que o professor não é um transmissor e detentor do saber.
Vivemos um momento bastante complexo em nossa sociedade e na escola. A cada dia que passa, requer um cidadão diferente, que pense e haja diferente. A tecnologia vem avançando vertiginosamente em todos os campos, trazendo saberes novos e diversificados, criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, mas que, tornam necessária novas formas de alfabetização, a literária, a gráfica, a informática, a científica, entre outras, que estão produzindo uma nova cultura que a escola, não deve e não pode ignorar.
Sendo assim, a educação precisa rever seu papel nesse contexto, formando um cidadão crítico, dotado de autonomia de aprendizagem, que saiba procurar, deduzir e selecionar a informação fazendo a relação entre o que lê e o mundo real, transformando o aprendizado em conhecimento, sendo capaz de produzir seu próprio conhecimento. Isso significa, formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, dotá-los de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam usar a informação que recebem para convertê-las em conhecimentos verdadeiros.
Diante disso, requer formar cidadãos com novas competências para atender as demandas que a sociedade necessita. Cidadãos que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Uma das metas principais da educação, seria a de fomentar nos alunos a capacidade de gestão do conhecimento, esse é o único meio de ajudá-los a enfrentar as tarefas e os desafios que a sociedade requer. Porém, mudar as formas de aprender dos alunos, requer também as formas de ensinar dos professores.

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