terça-feira, 29 de novembro de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto

Proinfo Integrado            
Curso: Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs
Formadora: Lourdes Misael
Cursista: Zélia Vieira de Castro
Atividade 2.2  
Navegando em busca do conceito de hipertexto
Navegar na internet é sempre um prazer muito grande, pois aprendemos a experimentar e perceber coisas boas e gratificantes que vem a potencializar o nosso saber.
Realizar  uma pesquisa em busca do conceito de hipertexto também foi algo bastante interessante, pois pudemos conhecer um pouco mais sobre algo que já vínhamos fazendo, porém sem ter o conceito formado.
Segundo alguns hipertexto lidos, ele não nasceu agora, isso já ocorria, não de forma tão rápida como agora, na época em que utilizávamos as enciclopédias e  buscávamos o significado das palavras no dicionário para facilitar o entendimento do texto lido.
 Ao pesquisar o que é hipertexto, conhecemos a sua definição, que é uma organização não linear, onde permite ao individuo buscar outros caminhos para melhor entender o que esta vendo, isso pode ser através de palavras, desenhos, sons ou referências chamadas de hiperlinks. Em outras palavras, é uma ligação que facilita a navegação na internet.
Trabalhar com hipertextos tem suas vantagens, mas também há desvantagens, pois muitas vezes o internauta se perde do caminho em que estava trilhando e faz-se necessário o seu retorno para o início.
Na sala de aula, trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas e em ordens diferentes, eles podem nos remeter a outros textos ou a pontos do mesmo texto, por isso dizemos que ele não é um texto linear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário